Páginas

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Sete dicas para organizar sua geladeira




Você já pensou em quanto poderia economizar na sua conta de luz e nas compras do mês só com alguns acertos na hora de organizar sua geladeira? O eletrodoméstico é responsável por cerca de 30% do consumo de eletricidade em uma casa. Por isso, além de cuidados básicos como regulação do termostato e manutenção da borracha de vedação é preciso ficar de olho também na forma como você organiza os alimentos dentro de seu refrigerador.
Os alimentos podem estragar mesmo quando armazenados na geladeira, por isso é preciso ficar de olho no tempo e temperatura de cada grupo de produto. As carnes bovinas, por exemplo, devem ser retidas por até três dias a uma temperatura de 4 graus. As dicas a seguir mostram os locais ideais para o armazenamento de cada tipo de alimento:
Congelador - Com aproximadamente 14 graus negativos, o espaço é ótimo para conservar alimentos por longos períodos.
Gaveta superior - Com baixa temperatura, a área deve ser destinada a alimentos como queijo, iogurte, margarina e carnes cruas. Esses alimentos devem estar bem fechados para que o odor não se espalhe pela geladeira.
Primeira prateleira - Nesta área devem ser guardados alimentos que são usados todos os dias e deterioram-se facilmente, como leite, maionese e requeijão.
Prateleira intermediária - Aqui você pode guardar os alimentos que serão usados em breve ou até mesmo aquelas sobras das sobremesas que merece ficar para o dia seguinte, prefira acondicionar esses alimentos em vasilhas retangulares ou quadradas sempre com tampa, isso permite que outros recipientes sejam colocados em cima desses.
Prateleira inferior - Com um pouco menos de refrigeração, o espaço é ótimo para frutas e alguns doces, só não vale colocar alimentos que levam leite em sua fórmula.
Gaveta inferior - Como verduras e legumes são mais sensíveis ao frio é melhor destinar esta área para este tipo de alimento. Quando for guardar estes alimentos tente deixá-los higienizados e conservados em embalagens plásticas com tampa, se possível, intercaladas com papel toalha.
Porta - Diferentemente do que muitas pessoas pensam a porta não deve ser utilizada para guardar ovos ou alimentos mais perecíveis. Destine esta área para sucos, refrigerantes e condimentos. O vinagre, por exemplo, deve ser guardado na porta da geladeira, já que em temperatura ambiente pode sofrer contaminação por bactérias.
Não deixe de limpar periodicamente seu refrigerador, de preferência com uma solução simples de água morna e bicarbonato de sódio (uma colher de sopa de bicarbonato para um litro de água).
Via: PortalOestano

Nenhum comentário:

Postar um comentário