Páginas

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Instituições de Ensino Superior oferecem mais de duas mil vagas através do Enem.


A edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada amanhã e domingo, 4. Em Mossoró, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) utilizam exclusivamente o exame como sistema de ingresso aos seus cursos superiores.
Na Ufersa, serão ofertadas 1.190 vagas por semestre, distribuídas em 35 cursos nos campi de Mossoró (690), Angicos (200), Caraúbas (150) e Pau dos Ferros (150). No IFRN, ainda não há previsão de vagas para o próximo ano. Na seleção 2012.2 da unidade, estão sendo ofertadas 80 vagas para os dois cursos superiores disponíveis no IFRN Campus Mossoró, sendo eles Gestão Ambiental e Matemática.

Nas próximas seleções dessas instituições de ensino superior, serão adotadas as cotas estabelecidas pelo Governo Federal. O IFRN já destina 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas. Dentro dessa cota, 50% das vagas serão destinadas para pessoas que tenham renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
Também será reservado um percentual aos auto declarados pretos, pardos e indígenas proporcional ao percentual desse público existente no Estado de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No RN, essa porcentagem é de 57,81%.
Na Ufersa, a Comissão de Inclusão está estudando destinar, no mínimo, 25% das vagas ao sistema de cotas para negros, índios e estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública.
A nota do Enem também pode ser utilizada no Processo Seletivo Vocacionado (PSV) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e para a seleção do Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas parciais e integrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário