Páginas

sábado, 8 de setembro de 2012

TSE lacra softwares que serão usados nas urnas



O TSE oficializou nesta quinta-feira (6) a assinatura digital e a lacração dos softwares que serão utilizados nas urnas eletrônicas das eleições municipais de outubro, segundo o G1. A medida de segurança, que marca a contagem regressiva de um mês para o primeiro turno da votação, foi acionada pela presidente da corte eleitoral, ministra Cármen Lúcia.



Após receberem os lacres físicos e digitais, uma cópia dos sistemas, gravada em DVD, foi guardada pelas autoridades dentro da sala cofre do TSE. Cópias dos sistemas assinados no tribunal também serão instaladas nos próximos dias nos equipamentos dos Tribunais Regionais Eleitorais que irão organizar o pleito municipal.



Segundo a assessoria do tribunal eleitoral, a assinatura digital assegura que o software da urna não foi modificado de forma intencional e não perdeu suas características originais por falha na gravação ou leitura. Se a assinatura digital for válida, enfatiza o TSE, significa que o arquivo não foi modificado. A assinatura também assegura a autenticidade do programa, confirmando que o programa tem origem oficial e foi gerado pela Justiça Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário