Páginas

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Personagem do Zorra Total é acusado de racismo




Ela escancara o sorriso mostrando os dentes – ou a falta deles – e destilando o seu veneno, aos sábados à noite, no Zorra total (Globo). Mas a nova personagem do ator Rodrigo Sant’anna, Adelaide, está deixando muita gente incomodada com o seu tipo de humor. Adelaide foi acusada de racismo por telespectadores e ONGs, o que motivou uma investigação por parte da 19ª Promotoria Penal, no Rio de Janeiro.

A promotora Christiane Monnerat, que está à frente do caso, informou que várias denúncias foram recebidas pela Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial, órgão ligado à Presidência da República, que notificou a promotoria sobre os possíveis “estereótipos racistas” da personagem. Além de mencionar que há pessoas “inconformadas com o teor racista e preconceituoso” dos diálogos, a promotora citou um exemplo: “Tem um trecho em que a personagem teria dito: ‘Durante a enchente não pude ficar sem minha palha de aço, daí corri atrás para pegá-la e quando vi, eram os cabelos da minha filha’”.

Christiane Monnerat determinou que a Rede Globo encaminhe à Promotoria as imagens de todos os episódios para que o caso seja avaliado. A assessoria da emissora alega “desconhecer qualquer procedimento nesse sentido”. Já o ator Rodrigo Sant’anna, que interpreta os textos escritos por uma equipe de redatores do programa, foi sucinto: “Só posso dizer que o foco do meu trabalho é o humor. Prefiro não me manifestar a respeito dessa denúncia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário