Páginas

terça-feira, 12 de junho de 2012

Produtores do Oeste potiguar recebem orientação em dia de campo

 
 
No último sábado (09), cerca de 50 produtores rurais dos municípios de Apodi, Lucrécia e Marcelino Vieira participaram, na sede da EMPARN em Apodi, do dia de campo promovido pela Japan International Cooperation Agency (JICA) em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).

A JICA é um órgão do governo japonês, responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) que apóia o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento.

No dia de campo foi feita explanação sobre o plantio de cultivares de oleaginosas no semiárido potiguar pelos pesquisadores da EMPARN Aldo Medeiros, Marcelo Lira e Jeane Martins, abordando os métodos de cultivo, uso de adubo orgânico e adubação mineral. As culturas trabalhadas foram: algodão, mamona, gergelim & nbspe girassol, com o objetivo de comparar a rentabilidade financeira de cada cultivo.

Outro estudo abordado no dia de campo foi a metodologia utilizada na biotecnologia para a produção de mudas selecionadas de bananeira. Foram distribuídas 150 mudas durante visita ao bananal implantado há dois anos na sede da EMPARN, especialmente para pesquisas e estudos de produção dos frutos. O plantio foi realizado com o objetivo de atestar a viabilidade e precocidade das mudas, além de acompanhar o seu desenvolvimento em campo.

A abertura do evento contou com a presença de Betinho Rosado, Secretário estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca Ronaldo Cruz, Presidente da Emater/RN e Ana Kogima, representante da JICA.
 
Fonte:Portal Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário